quinta-feira, 7 de maio de 2009

Moradores da vila Mandacarú retornam às casas e avaliam os estragos da cheia

O que eram móveis, hoje viraram entulho. (Rua da casa de Seu Gerson, vila Mandacarú)

A vila Mandacarú, zona sudeste de Teresina, uma das regiões mais afetadas pela elevação do nível do rio Poty na capital, teve um dia de exaustivo trabalho nesta quinta-feira (07/05). A água havia alcançado o teto das residências e causou muitos estragos. Mesmo depois das águas baixarem, as casas ainda estavam cobertas de lama e infestadas de cobras. Com a diminuição do nível das águas do rio Poty, a maior parte dos moradores da vila resolveu voltar hoje para começar a limpar a sujeira deixada pela inundação e contabilizar os prejuízos da maior cheia da história do rio.

Seu Gerson, morador da vila, disse que havia voltado hoje com medo de que sua casa fosse saqueada."A água veio muito rápido, ficou tudo aqui. Só tirei a televisão, que é a primeira coisa que o pobre tira (risos), a geladeira, o fogão e pronto... ainda salvei o 'cachorrim' que tava na hora" (sic).


Alguns moradores já procuravam sair da vila. Não é difícil imaginar a razão.

Seu Gerson é uma das vítimas dos efeitos das fortes chuvas no nordeste em 2009. Só em Teresina, o número de moradores afetados pelas chuvas e pela enchente do Rio Poty chega a mais de 10.000 pessoas. Ele me contou que está hospedado na casa de amigos e que está cadastrado no projeto "Família Acolhedora" da prefeitura de Teresina. Segundo ele, o projeto auxilia de verdade com cestas básicas, colchões e etc, mas a ajuda ainda não veio para ele porque as pessoas priorizadas no atendimento são aquelas que estão em abrigos improvisados, em função da facilidade na entrega do auxílio.

*Clique nas imagens para visualizá-las melhor.

3 comentários:

Isabela Rêgo disse...

é a triste realidade q tem ser mostrada! seria bom se só tivéssemos boas notícias pra dar. Como não é assim pelo menos tem quem o faça bem como vc. Excelentes fotos!

Mires disse...

Adorei a matéria!!
Excelente!!

:*

Fotos irretocáveis...

Flávia disse...

O que achei?

A notícia,triste e a matéria ótima.

Parabéns